RSS
Registros do dia-a-dia de quem busca uma vida saudável e doce, com uma pitada de magia.

Páginas

SORVETE CASEIRO DE DOCE DE LEITE E IOGURTE NATURAL

Tenho que falar de uma receita deliciosa e super fácil de fazer, que aprendi no blog Technicolor Kitchen. É o Sorvete de doce de leite (sem sorveteira).

Eu adoro sorvete! Para mim, é a sobremesa perfeita (além de tantas outras.. rsrs..). E depois que provei um sorvete maravilhoso de doce de leite, em minha lua-de-mel na Argentina, vinha procurando alguma receita desse tipo. Então, no final de semana anterior ao carnaval, comprei um pote de doce de leite na feira de minha cidade, já com a má intenção de fazer essa sobremesa gelada. Sempre compro queijo e doces com um casal que tem um ponto de venda lá. Os produtos deles são super higiênicos! E o  doce de leite cremoso deles é quase sem açúcar. Uma delícia!

A receita original do sorvete (e outras maravilhosas!) pode ser encontrada no próprio blog Technicolor Kitchen. Mas como estou com restrições médicas para consumir alimentos gordurosos, substitui o creme de leite por iogurte natural (deixando o sabor um pouco mais azedinho. hum...). Outra coisa que fiz diferente é que, apesar da receita dizer que não precisa ser usada uma sorveteira, depois que a massa congelou a primeira vez, tirei da geladeira e bati na batedeira para ela ficar mais cremosa. Assim os cristais de gelo são quebrados, deixando a massa gelada, porém macia. Repeti essa ação mais umas duas vezes e só consumimos o sorvete no dia seguinte.

                                                                                                                 Sorveteira
Para quem não tem sorveteira (como eu) essa técnica da batedeira é ótima. Mas percebi que ela dá mais certo se o recipiente em que fica o sorvete for de inox (não testei com outros metais). Em recipientes de plástico ou vidro, a massa não congela direito. Mas na tijela de inox que costumo usar, em cerca de três horas a massa está dura, pronta para ser batida na batedeira. Ressalto que deve-se manter o sorvete na mesma vasilha de inox enquanto a massa é batida. Dessa forma, o sorvete ficará pastoso, sem dar tempo dos cristais de gelo derreterem. Só depois desse processo, que transferi a massa do sorvete para um pote definitivo e o deixei no congelador para congelar pela última vez e finalmente ser servido.

Esse sorvete, como não tem estabilizantes químicos, derrete um pouco mais rápido. Então deve-se tirá-lo do congelador só para servir a sobremesa e voltá-lo logo para a geladeira. Preciso destacar que ele fica incrivelmente cremoso, agradando muito ao paladar.

No mais, perdão pela foto do sorvete não ter ficado muito boa. Quando eu fizer a receita de novo, capricho mais numa foto para substituir a que está aí.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

ganhar seguidores disse...

Muito bom o sorvete amei !

Denise Luz Tolla disse...

ótimo vou fazer

Postar um comentário

Comentários