RSS
Registros do dia-a-dia de quem busca uma vida saudável e doce, com uma pitada de magia.

Páginas

AÇÚCAR MASCAVO NÃO É RAPADURA RALADA


Estava lendo o site da Pat Feldman (que dá dicas muito interessantes sobre alimentação saudável) quando li um post dela sobre rapadura e açúcar mascavo. Lá ela comenta que o açúcar mascavo é o mesmo que a rapadura ralada (ou que deveria ser). E como aqui em casa eu praticamente só uso mascavo, resolvi pesquisar mais a respeito. Então encontrei informações interessantes. Nesse artigo de MARCO ANTONIO AZEREDO CESAR & FÁBIO CESAR DA SILVA encontrei os diferentes processos na fabricação do açúcar mascavo e rapadura. Veja abaixo o esquema (para ver melhor a imagem clique sobre ela):


Já em uma pesquisa no site da Embrapa encontrei mais informações que esclarecem que o açúcar mascavo não é bem a mesma coisa que a rapadura ralada. O primeiro, por algum motivo em seu processo de transformação da garapa em açúcar mascavo, perde bastante de suas propriedades nutritivas. Fato que não ocorre com a rapadura.

Observem abaixo a tabela nutricional comparando o açúcar refinado, o mascavo e a rapadura:


Então a rapadura é bem superior nutricionalmente ao açúcar mascavo que eu comprava no mercado, achando que era realmente o mesmo que a rapadura ralada. Aí fui olhar na embalagem de mascavo que tenho aqui e constatei que ele realmente é mais pobre (mesmo sendo bem melhor que o açúcar branco). Como em minha cidade não é tão difícil encontrar rapadura, a decisão aqui em casa agora é comprar rapadura e ralar (assim como é indicado pela Pat Feldman em suas receitas). Assim a gente mantém o sabor delicioso do mascavo, com as propriedades da rapadura.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

44 comentários:

Luiz disse...

Muito boa matéria e excelente comparativo.

João Cesar disse...

Olá, minha família sempre fabricou açúcar mascavo e rapadura além de diversos outros produtos da cana, e realmente existe muita confusão nessa questão. Parabéns pela matéria que é bastante esclarecedora.
Uma dica: para fazer chás, sucos e café basta usar a rapadura em tabletes ou pedaços sem precisar ralar, e deixar ferver até diluir. É bem mais fácil.
Abraço.

ATT: João Cesar - joaocesarribeira@gmail.com

LotofacilPaulo48 disse...

Ninguém citou então eu vou "falar":

Rapadura é um excelente "remédio" ou alimento rico em ferro para curar anemia! Já comi 2 quilos neste último mês de junho e estou me recuperando de uma anemia grave muito bem... salve a rapadura!!!!

Eter Ecologia - Minas Gerais disse...

Adorei a matéria, extremamente esclarecedora, principalmente quanto ás vantagens nutricionais da rapadura -observe que ela contém menos carboidratos que o açúcar mascavo e o refinado, ou seja, engorda menos. Isso sem contar maiores teores de frutose.

Estava já usando a rapadura em lugar do açúcar mascavo, pois onde moro (Sul de MG) o mascavo sai o dobro da rapadura. Resolvi experimentar a rapadura e achei, inclusive, que a capacidade de adoçar era superior ao mascavo, isto é, com menos se adoça mais. Aí resolvi pesquisar, e descobri seu blog, além de outros sites que confirmam suas ótimas informações.

Agradeço desde já a você e aos outros comentaristas, que aportaram também ótimas informações.

Abraço!

Márcio Augusto
Cambuí - MG
marcioar17@gmail.com

Unknown disse...

Ja estava, algum tempo, atrás desta informação que caiu como uma luva , pois já venho usando a rapadura ralada, Valeu Claudia, Deus te ilumine.
Cesar Luz

Unknown disse...

Interessante matéria e esclarecedora, estava justamente pesquisando " se açúcar mascavo e rapadura são a mesma coisa". É que comprei um açúcar mascavo em uma loja de produtos naturais e acreditei ser rapadura ralada, pelo sabor e cor, pois o mascavo que já havia consumido há alguns anos antes era mais escuro e não me lembrava de semelhança alguma com rapadura. Então fui a loja e perguntei e a vendedora me informou que eles vendia o melhor açúcar mascavo e que realmente era de rapadura, algo a ver com a biodiversidade. Acho que me convenci

Osmar Santos disse...

Já estou de mudança para a rapadura!
Com o sal faço a mesma coisa: Compro o sal grosso,
para churrasco, e com um pequeno "pilão"refino os grãos até ficar na textura do tal industrializado.
Agora pretendo fazer o mesmo com a rapadura, ou seja, raspá-la para adoçar o café, etc.
Aos poucos vamos acertando e fugindo dos malditos industrializados que não acrescentam nada à nossa saúde.
Parabéns pela matéria esclarecedora.
Muito obrigado e muita saúde a todos!

Maria Ceiça disse...

Obrigada por repassar essa informação tão valiosa para nossa saúde
A partir de hoje trocar e açúcar por rapadura

Maria Ceiça disse...

Obrigada por repassar essa informação tão valiosa para nossa saúde
A partir de hoje trocar e açúcar por rapadura

Maria Ceiça disse...

Obrigada por repassar essa informação tão valiosa para nossa saúde
A partir de hoje trocar e açúcar por rapadura

Carmen disse...

Muito bom artigo! Valeu pela pesquisa e pela boa intenção!

Carmen disse...

Muito bom artigo! Valeu pela pesquisa e pela boa intenção!

Unknown disse...

que maravilha de artigo,super elaborado que Deus lhe abençoe

Mike BH360 disse...

Bem que eu um dia desconfiei que o açúcar mascavo tinha o mesmo cheiro que a rapadura, a minha mãe que nasceu no interior disse que a mãe dela fazia café adoçado com rapadura e que era muita mais saudável, a partir de agora usarei a rapadura que compro aqui no mercado ao invés de açúcar mascavo.

Unknown disse...

Amei a dica, super feliz a tabela é esclarecedora.

Unknown disse...

Amei a dica, super feliz a tabela é esclarecedora.

Unknown disse...

Muito boa a matéria!!! Bom saber!

Unknown disse...

Muito boa a matéria!!! Bom saber!

Anônimo disse...

Quais rapaduras (marcas) são recomendadas?! Fator importante para não perdermos a qualidade nutricional da mesma. Eu mesma, em breve, farei uso somente de rapadura. Gostei muito da postagem, parabéns!!!

Unknown disse...

Parabéns pela matéria! Foi de grande valia para mim.Obrigada.

Anônimo disse...

Eu vim pesquisar sobre isso, então é melhor usar rapadura ralada do que comprar o açúcar mascavo que além de caro é mais pobre em nutrientes

Unknown disse...

Vivendo e aprendendo, por isso que a leitura é indispensável em nossa vida.. Bora partir para a rapadura, minha mãe já tinha este hábito...Farei o mesmo!

Anônimo disse...

Estava usando o Google para pesquisar sobre o açúcar mascavo e encontrei algo mais precioso, a RAPADURA! Obrigada por partilhar o assunto. Nossa saúde agradece!

Unknown disse...

É preciso encontrar rapadura, boa, como antigamente.Vamos pesquisar onde vende uma de qualidade.

Unknown disse...

Quanto à sua publicação, muito obrigada!Aqui encontramos esclarecimento. Gratidão!

Anônimo disse...

Parabéns. Ótima matéria. Tinga dúvidas se eram a mesma coisa. Obrigada

Unknown disse...

No meu país fazemos chas com a rapadura, sendo bom para resfriados e malestar geral.
Ferver 1/4 do bloco da rapadura em 3 xicaras de agua. Adicionar cravos e canela. Deixar ferver até a rapadura diluir completamente. Depois coar e espremer 1/2 limão em cada Xicara.
Fica uma delicia!!! E é muito bom para dor de garganta, resfriados e para o frio!!

A ORDEM DOS VENTOS disse...

Obrigado pelas importantes informações! Com certeza a rapadura ganha de todo o restante. Abraços. ..!

deiltops disse...

Olá para todos , o que eu diria sobre o sabor é que o sabor da rapadura é muito mais delicioso do que o sabor do mascavo.

Anônimo disse...

Excelente pesquisa! Parabéns, supriu todas as minhas dúvidas.

Unknown disse...

Material esclarecedor, parabéns, Deus abençoe. Vamos usar e ter saúde. Amém.

Unknown disse...

Amei as dicas de todos. Já uso açúcar mascavo há tempos, vou passar a ralar rapadura e substituir pelo mascavo
Matéria muito edificante! Parabéns!

Evelin Mortmagus disse...

Quer rapadura original com todas as propriedades nutricionais?
Então fabrique rapadura, porque a maioria dos fabricantes de rapadura ja se corromperam e adicionam substratos para render mais sua produção (uma especie de batismo).
Em todo o norte e nordeste e parte de Minas gerais ja não se encontra rapadura pura como a 30 anos atras !!!!!!!!
QUER RAPADURA PURA ? FABRIQUE !!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Oi bom dia!
Eu também tenho um depoimento a fazer da rapadura.
Então eu fiz o uso da rapadura com beterraba assada no forno quando tive anemia com a graça de Deus e este melado eu me curei

cleozair disse...

Nossa, matéria muito esclarecedora. Estava mesmo procurando alternativas para subistuir o açúcar Mascavo, e, sua matéria foi mesmo de grande valia. Agora é só usar a Rapadura. Obrigada. Deus continue de abençoando. Grande abraço. Cléo Anápolis.Goiás.

Unknown disse...

Obrigado! Agora já sei como resolver algumas coisas na cozinha.

Unknown disse...

Eu coloco rapadura na panela 1 copo de água fogo baixo até derreter esfriar

colocar nos vidros

Paty R disse...

Que tristeza!

Unknown disse...

Muito boa a.matèria ,era o que eu estava procurando,bora comprar rapadura.

Gs disse...

Rapadura é doce mas não é mole kkk

Mineiro disse...

Pessoal, enfim encontrei no mercado a rapadura já em sua forma granulada que vai facilitar o vida de todos. Trata-se do Rapa Sugar. Sugiro conhecerem o produto, é top. Pelo instagram: @rapasugar

Unknown disse...

Rapadura de qualidade se chama São Miguel cidade de Itaguara MG.
Saito www.sao Miguel.com

Unknown disse...

Inst doces são Miguel
Rapadura de boa qualidade a mais de 30 anos eu recomendo

Anônimo disse...

Boa ideia ,é o que vou fazer

Postar um comentário

Comentários