RSS
Registros do dia-a-dia de quem busca uma vida saudável e doce, com uma pitada de magia.

Páginas

QUAIS AS MELHORES PANELAS?

Quando eu estava noiva, passamos um bom tempo pesquisando sobre quais panelas iríamos comprar. Não queríamos armários entupidos de cacarecos que não iríamos usar. Nem queríamos nada de alumínio ou teflon. Até porque as panelas de teflon que encontramos no mercado não duram nada, além da comida grudar toda no fundo (sem falar que são tóxicas). Na casa de minha mãe teve várias da Tramontina e o teflon não durava um semestre. Mesmo utilizando só colheres de pau e espátulas de silicone.

Então decidimos comprar poucos, mas bons utensílios, que mesmo sendo caros na hora de comprar, com o tempo se mostrassem um excelente investimento por durarem 5,  10 anos ou mais. Nossa primeira aquisição foi uma frigideira antiaderente Tiwa. É uma panela de titânio que vimos à venda em uma feira de produtos artesanais. No início, ficamos desconfiados porque achamos o valor da frigideira alto: R$ 120,00. Fomos para casa pesquisar na internet e só voltamos no dia seguinte para fechar negócio. Temos ela há mais de dois anos e foi um dos melhores produtos que compramos. É impressionante como não gruda nada nela. A gente frita peixe inteiro, quase sem óleo, e ele não gruda ou despedaça de forma alguma. Panqueca, omelete, bife, crepe... tudo fica soltinho na frigideira. E pra lavar é ótimo, basta passar uma bucha rápido, com sabão. Estamos querendo adquirir outros produtos dessa marca. Quem quiser saber mais sobre ela, achei esse vídeo no youtube com demonstração.

Depois compramos um conjunto de panelas inox Solar Tramontina. São muito boas! Cozinham muito bem e quase não grudam os alimentos. Acho que porque têm fundo triplo. No início, tivemos uma certa dificuldade com elas: a comida queimava e para lavar as panelas era um martírio. Depois descobrimos que o segredo era cozinhar sempre em fogo médio ou baixo. Para lavar também é fácil. Tem que utilizar buchas especiais que não arranham (encontradas em qualquer supermecardo). Caso as manchas persistam, use sapólio líquido. É fantástico! Quem me deu a dica foi uma moça no supermercado. Ela me viu procurando algum produto pra tirar manchas de inox, aí ligou para mãe dela e perguntou. Hoje uso sapólio para tirar mancha de um monte de coisas, inclusive porcelanato. Aliás, vi essa dica no próprio site da Portobello.




Por último, ganhamos de meu irmão e cunhada uma panela Le Creuset. Ela é ótima, tem garantia de 100 anos, mas é um pouco difícil de limpar. Apesar de que na lava-louça ela lava melhor que as de inox. Só que no manual de instruções dela diz que o esmaltado pode perder o brilho, na lava-louça.  Então usamos mais as de inox e a Tiwa.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comentários:

Anônimo disse...

Panelas de Alumínio são funcionam melhor e não fazem mal à saúde quando recebem revestimento antiaderentes, ou o famoso Teflon. Este revestimento antiaderente é curado a mais de 450 graus e se torna uma película inerte. Além de facilitar a limpeza e o cozimento sem o uso de gordura em excesso. As melhores marcas deste tipo de panela que podemos encontrar no mercado nacional são Multiflon e Tramontina.

Lívia disse...

Mas, o teflon não qualquer garantia sobre altas temperaturas já que seu comportamento nessa condição é desconhecido, e não pode, nunca, ser colocado no fogo sem nada dentro (seco).

Unknown disse...

Adorei a dica, Claudia,me ajudou muito. Obrigada!

Ellen disse...

Olá, Cláudia! Depois de três anos usando teflon e alumínio (por conta da grana), estou procurando panelas mais saudáveis. Li em vários sites que NÃO SE DEVE USAR SAPÓLIO EM INOX. Como vi que se preocupa com a saúde, vou mandar o que encontrei:
Panelas de Aço inox: Nunca arear (utilizar palha de aço, esponja ou sapólio). Para retirar manchas: encher a panela com água quente e suco de um limão espremido, pode ser utilizado também, duas colheres de vinagre branco de maça.
Para clarear e eliminar fundos queimados: Colocar água até a metade da panela com bastante bicarbonato de sódio e deixar ferver em fogo brando até clarear (pode ser utilizado ao invés do bicarbonato de sódio, sal de cozinha ou vinagre). A utilizar sempre fogo brando.

Estou interessada nas panelas de titânio. Obrigada pelas dicas!
abraço,

Unknown disse...

Olá, parabéns pelo blog, estava procurando algo pra comprar para mim, e achei fascinante a frigideira, creio que eu vá adquirir uma frigideira e com o tempo a panela.
Parabens.

Postar um comentário

Comentários