Estava lendo o site da Pat Feldman (que dá dicas muito interessantes sobre alimentação saudável) quando li um post dela sobre rapadura e açúcar mascavo. Lá ela comenta que o açúcar mascavo é o mesmo que a rapadura ralada (ou que deveria ser). E como aqui em casa eu praticamente só uso mascavo, resolvi pesquisar mais a respeito. Então encontrei informações interessantes. Nesse artigo de MARCO ANTONIO AZEREDO CESAR & FÁBIO CESAR DA SILVA encontrei os diferentes processos na fabricação do açúcar mascavo e rapadura. Veja abaixo o esquema (para ver melhor a imagem clique sobre ela):
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzq1R_Iay78zLLPITAWNBxzsWYYPMjvjZlVco29HxxEW0FO0uLnIf526vkB41i5WN2ui-RD-PG5Fdn1kvoRPLB410V__VL-Yl_i0H99AYYze-ZAZtry9LCRYLXm2Sd6Hg4tAgpEm_e_WI/s400/caldo.jpg)
Já em uma pesquisa no site da Embrapa encontrei mais informações que esclarecem que o açúcar mascavo não é bem a mesma coisa que a rapadura ralada. O primeiro, por algum motivo em seu processo de transformação da garapa em açúcar mascavo, perde bastante de suas propriedades nutritivas. Fato que não ocorre com a rapadura.
Observem abaixo a tabela nutricional comparando o açúcar refinado, o mascavo e a rapadura:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLQsGuSm44SLkzKrjwb8h36w5je_DLVX1nztN-C8lv2LXrrFMOWCljG-oKG-tGl7fFBvG8eZIipKkBG5k7PgTIMNdSs4Iss3JOWeKd-i6VjV0AxDiM9SCQfV-EDeuNDcH4lX7zopXPa-Q/s400/tabela.jpg)
Então a rapadura é bem superior nutricionalmente ao açúcar mascavo que eu comprava no mercado, achando que era realmente o mesmo que a rapadura ralada. Aí fui olhar na embalagem de mascavo que tenho aqui e constatei que ele realmente é mais pobre (mesmo sendo bem melhor que o açúcar branco). Como em minha cidade não é tão difícil encontrar rapadura, a decisão aqui em casa agora é comprar rapadura e ralar (assim como é indicado pela Pat Feldman em suas receitas). Assim a gente mantém o sabor delicioso do mascavo, com as propriedades da rapadura.