Posso dizer que a conquista da casa própria é uma saga, que para mim ainda está só no começo. Eu e meu namorado não queremos casar e morar de aluguel, então resolvemos fazer um financiamento. E nossa luta inicial tem sido descobrir o que é real ou falso na enxurrada de informações que nos são passadas a respeito.
Como somos servidores federais, soubemos que poderíamos fazer um financiamento de 100% no valor do imóvel, mas descobrimos que isso é coisa pra rico ou louco, já que os juros são de 8% e o salário bruto pra que a transação seja feita deve ser muito alto. Então decidimos recorrer ao programa Minha Casa, Minha Vida (com juros de 6%). Nesse caso, os representantes da Caixa (imobiliárias e outros), terceirizados para passarem informações à população e encaminharem os processos, nos deixaram desnorteados.
Nossa intenção é adquirir um terreno e construir, porque verificamos que fica bem mais barato que comprar um imóvel pronto. Porém esses representantes falam coisas absurdas como: não exisitir a opção de "aquisição de terreno e construção" (mesmo constando no site da Caixa) ou que o banco financia construção, mas sem a mão de obra incluída (fala sério!).
Ao final, procuramos o gerente de minha conta na Caixa e solicitamos, desesperadamente, que nos desse uma luz. E saímos de lá mais tranquilos, sabendo que poderemos sim adquirir um terreno e construirmos nosso lar, com a mão de obra incluída no valor do financiamento. A dificuldade agora é encaixar nosso sonho de moradia (que até então era um sobrado com duas salas e quatro quartos) dentro de 80m². Nosso arquiteto está lá pensando numa solução para um projeto bem mais modesto.
Status das minhas graduações durante o Doutorado
Há 16 horas
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários